quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Entrevista com Vereador Hamilton Petito (Feita em Dezembro de 2008)

Novo vereador, mas experiente



Natural de Guarulhos, São Paulo, Hamilton Petito mora em Pomerode há 14 anos. Petito traz uma grande experiência como vereador em Guarulhos, cidade com quase um milhão de habitantes. Já ocupou cargo de presidente do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos de Guarulhos, uma autarquia municipal, entre outros cargos. Por ter realizado trabalhos considerados relevantes para a cidade, foi convidado pela antiga prefeita Magrit Krueger para exercer o cargo de Secretário da Saúde. Em Pomerode começou na política filiando - se ao PFL, hoje Democratas, pelo qual se elegeu vereador na última eleição municipal de 2008. Como é ligado fortemente na área da saúde, Petito tem um projeto audacioso de implantar um Centro de Atendimento Psicossocial na cidade.

PZ: Qual a sua expectativa para a administração de 2009?


Petito: Muito otimista. Primeiramente porque assume a prefeitura o prefeito Paulo Pizzolatti e a vice–prefeita Gladys Knaesel, com muita vontade de trabalhar pela nossa cidade de Pomerode. Basta ver seu programa de governo, do qual eu como vereador quero participar ativamente no sentido de auxiliar a torná-lo realidade. Além dessa boa vontade, temos um momento político muito favorável: a contribuição no próximo ano de um ex-prefeito experiente (Ércio Kriek), o apoio dos deputados João Pizzolatti e Gilmar Knaesel. Ainda contaremos com a maioria dos vereadores que comporão o Legislativo no próximo ano. A oportunidade política para a realização de grandes obras para a nossa cidade não poderia ser melhor.

PZ: O que precisa ser melhorado na política de Pomerode ?

Petito: De uma maneira geral a política de cidades com menor número de habitantes é recheada de boatos, de fatores pessoais mesclados a fatores políticos. A utilização inapropriada dos momentos para manifestações políticas, falta de conhecimento das verdadeiras obrigações dos homens públicos, cada um na sua área de atuação. Pomerode apresenta alguns desses problemas, ainda que praticados por uma minoria. Temos a esperança e a convicção de que desaparecerão com o tempo.

PZ: Quais são seus objetivos para a cidade?

Petito: Como vereador, meus objetivos são os de trabalhar com vontade e de forma dedicada em todos os setores de Pomerode, nos quais haja a necessidade do trabalho de um vereador. Quero através desse trabalho e de alguma experiência já obtida anteriormente contribuir para que nossa cidade possa crescer e se desenvolver de forma a trazer mais qualidade de vida à população.

PZ: Esta é a sua primeira candidatura em Pomerode. Você considera que o povo está mais consciente na hora de votar?

Petito: Acho que o Brasil como um todo está progressivamente mais consciente na hora de votar. Essa consciência vem se desenvolvendo aos poucos, talvez à custa da necessidade de se corrigir e prevenir escândalos que transformam a política em uma atividade decadente e corrupta. Mas quando corretamente exercitada, não é. Pelo contrário, é digna e necessária para um país no qual a forma de governo está representada pela democracia. Claro que durante a campanha alguns pedidos absurdos me foram feitos. Não foi difícil negar tais pedidos, basta querer. Assim não haverá corruptores e nem corruptos. Afinal, nem todos os políticos querem comprar votos. Alguns preferem trabalhar para merecê-los. Para terem a agradável sensação do dever cumprido.

PZ: Quais serão os principais pontos de abordagem em seu mandato?

Petito: Bem, alguns projetos já estão delineados para o próximo ano. Estão relacionados a discussões levadas a efeito com os meus eleitores durante a última campanha. Outros que já deram certo em outros municípios poderão ser adaptados para a nossa cidade. É claro que estou falando de projetos que dependerão de discussão com os demais vereadores e com o Poder Executivo, para que sejam analisadas as viabilidades. Nossa pretensão é atuar em todas as áreas onde haja necessidade de intervenção por parte do vereador: saúde, lazer, esporte, cultura, segurança, educação, transporte, moradia etc. Enfim, estarei voltado para todas as necessidades visando um crescimento ordenado de Pomerode e melhoria da qualidade de vida.

PZ: De que maneira você pretende ajudar a Câmara de Vereadores? E a comunidade?

Petito: Em ambas as situações pretendo ajudar cumprindo com as obrigações de um vereador, pautadas na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município. Infelizmente para alguns, as verdadeiras funções dos vereadores estão desviadas do seu rumo legal. Para alguns vereadores e para parte da população, o vereador passou a ser um “despachante de luxo”; exercendo funções que não lhe competem: ora servindo de motorista, outras vezes retirando documentos ou facilitando a obtenção de favores junto aos órgãos públicos. Às vezes a culpa é do próprio político que explora as dificuldades da população, prestando tais favores em busca do voto fácil. Somos favoráveis a trabalhar de modo geral para a população e não de modo particular. Felizmente ainda que de forma lenta, a situação está mudando. A população cada vez mais toma consciência das legítimas obrigações do vereador, cobrando dele uma participação mais efetiva junto à comunidade. Hoje a população já começa a entender que asfalto e saneamento básico são obrigações do Poder Executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar a sua correta execução. Ao vereador compete legislar, criar leis que tornem a sociedade mais justa e mais humana; deve ainda preocupar-se com a fiscalização financeira e com a execução orçamentária do Poder Executivo Municipal; também fiscalizar as contas apresentadas pelo prefeito. É preciso orientar a comunidade para que perceba que é seu direito e dever, cobrar do vereador proposições e medidas que visem o interesse coletivo e não o interesse particular. É preciso que cada vez mais a comunidade debata, participe e sugira, cobrando dos vereadores seu verdadeiro papel.

PZ: Você deve estar se preparando para assumir o seu mandato em 2009. Como está sendo este trabalho?

Petito: Já estou fazendo contatos com algumas pessoas interessadas em soluções gerais relacionadas à saúde, à educação, ao lazer, entre outras áreas. A finalidade é ouvir sugestões e críticas para embasar futuros projetos que colocarei para discussão com meus colegas vereadores e desta forma todos aprovarmos o que for conveniente para a cidade.

PZ: Você é reconhecido como um competente Secretário de Saúde. Há opiniões de que seria convidado para continuar como Secretário no governo do prefeito Paulo Pizzolatti. O que há de verdade nisso?

Petito: Não há qualquer verdade nessas especulações. Tenho repetido para todos que minha opinião, respeitando a dos demais, é contrária a um vereador assumir uma Secretaria. Quando voto em um candidato, faço-o baseado nas qualidades daquele candidato e na confiança que mantenho nele para melhorar a vida da cidade. Ao se afastar o vereador é substituído por um suplente que não necessariamente possui as qualidades daquele que é afastado, às vezes frustrando as minhas expectativas. Devo ainda considerar o fato de que durante a minha campanha para vereador, vários eleitores me questionaram a respeito, solicitando-me que se eleito não me afastasse da Câmara. Por concordar com eles pretendo ficar na Câmara durante os quatro anos. Isso não afasta a possibilidade de auxiliar nosso futuro prefeito em todos os assuntos da área médica, sobre os quais eu tenha conhecimento ou experiência. Quero colaborar em tudo o que for possível. Muito me honrou ter sido reconduzido à Secretaria de Saúde no dia 22 de outubro onde devo permanecer apenas até 31 de dezembro.

PZ: Em relação à saúde, qual seria no seu ponto de vista a ação mais importante a ser tomada no próximo ano?

Petito: Creio que seria o atendimento aos problemas de saúde mental. Quando assumi a Secretaria de Saúde implantei o que me era possível e que persiste até hoje: um Grupo de Saúde Mental, constituído por um médico psiquiatra, duas psicólogas e uma estagiária de psicologia. Esse grupo ainda atua dentro do Posto de Saúde do Centro e com muita eficiência. Haja vista que tivemos uma queda de quase 50% nos casos de depressão pós-parto que ocorriam em Pomerode. Mas é insuficiente, pois além de não dar conta de todos os casos, faltam-nos ainda outros especialistas que são importantes para o tratamento da saúde mental. Foi quando descobrimos a possibilidade de montarmos em Pomerode uma unidade do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). A esta altura cabe um breve resumo histórico.
Até 1992 a maioria dos hospitais psiquiátricos não passava de meros depósitos de pacientes que permaneciam meses ou anos internados. Sem tratamento adequado e sem qualquer melhoria do seu quadro. Foi então iniciado um processo de desospitalização e de humanização do tratamento psiquiátrico, movimento que recebeu o nome de Reforma Psiquiátrica. Trata-se de uma reforma a nível mundial e apoiada pela Organização Mundial de Saúde. O governo federal no intuito de substituir o tratamento dos pacientes hospitalizados por um tratamento mais humano, mais integrado à família e à sociedade, criou unidades denominadas CAPS. Estas contariam com médico psiquiatra, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, atendimento a jovens viciados ou não, farmácia, reuniões familiares, orientação educacional, oficinas terapêuticas, psicopedagogo, etc..
Cabe observar que o governo federal envia verba para quase todas as despesas, exigindo apenas o espaço físico cedido pela prefeitura e a presença de um profissional pós-graduado em saúde mental. Com a intenção de contribuir e iniciar o processo de implantação do CAPS, há dois anos iniciei e concluí na FURB a necessária pós-graduação em Saúde Mental. Como a necessidade do atendimento persiste, ficamos muito felizes ao constatar que a implantação do CAPS faz parte do programa de governo do nosso próximo prefeito, o Dr. Paulo Pizzolatti. Agora resta-nos iniciar o próximo ano e trabalharmos todos, Executivo e Legislativo, para avançarmos nessa tão importante conquista para a saúde de Pomerode.



“Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas que em mim votaram em outubro, demonstrando confiança e permitindo minha eleição para vereador, dando-me a oportunidade e o privilégio de trabalhar pela nossa tão querida cidade de Pomerode. Quero também agradecer ao jornal Pomeroder Zeitung por essa oportunidade que me dá para divulgar minhas idéias e intenções e para colocar-me à disposição de todos, sempre que julgarem necessário”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelentissimo Sr.Secretario da Saúde do Municipio de Pamerode - SC.

Graças a Deus, que tive o previlegio de conhecer outro homem de bem e desfrutar de vossa sabedoria. Tenho certeza que este Municipio de Pamerode ganhou um presente divino, que porra em pratica tudo que esta em sua mente no que diz respeito a Saúde. Saúdade deste seu amigo 1ºSgt Ref PM Auxiliar de Enfermagem Gilberto Marques.

Anônimo disse...

Obs. Corrigindo o termo "Porra" por "PORÁ".


GILBERTO MARQUES

Anônimo disse...

Tenho muito a falar desta pessoa maravilhosa que o Dr. Hamilton Petito, homem de grande coração, que ajudou muito a mim e a minha mãe. Sou muito grata a ele e também ao seu saudoso pai Antonio Petito. Dr. Hamilton espero que leia este recado. Um grande beijo de Rosa e Creuza suas eternas amigas aqui de Guarulhos

Anônimo disse...

Hamilton,
você se tornou um grande homem. Orgulho-me de você.
Meu abraço.
U'a amiga.