quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Entrevista com Vereador Arno Müller (Feita em Novembro de 2008)

Vereador Arno Müller garante que Pomerode terá a melhor administração da história


Arno Müller, Vereador e Vice-Presidente da Câmara de Vereadores no próximo ano entra para seu 5º mandato. Arno se candidatou a primeira vez como vereador em 1988 pelo PMDB e ganhou, graças ao Rudolf Koch que o botou na política. Em 1992 foi candidato a vice-prefeito na chapa do China (Eugenio Zimmer) e perderam a eleição. Continuou sendo vereador e desde então é vereador de Pomerode, hoje é vereador pelo PP.
Segundo Arno, ele é o vereador que mais apresentou projetos, indicações e requerimentos na história do município de Pomerode. Em entrevista ao Jornal Pomeroder Zeitung ele garante que a nova administração de Pomerode fará muito mais em 4 anos do que foi feito em 40 anos. E quando perguntamos qual foi a maior conquista dos vereadores ele responde de imediato que foi a construção da câmara de vereadores.

PZ: Você está a bastante tempo dentro da câmara de vereadores, o que você pode destacar como a maior conquista de vocês vereadores?

Arno: O projeto mais importante foi o lar do idoso, em 1990, no meu primeiro mandato. Foi um projeto meu, da D. Norma Rahn e de um Pastor da Igreja Assembléia de Deus. Conseguimos o projeto porque tínhamos ido para Trombudo Central visitar os idosos. Uma oma me agarrou no pé e disse que queria vir junto para Pomerode, porque ela viveu 68 anos em Pomerode. Então comecei a batalhar para ter o lar do idoso e que hoje é uma realidade. Outros projetos também foi que cortei as férias de julho dos vereadores, criei o plantão do vereador, criei a tribuna livre para o povo poder falar. A maioria dos projetos hoje infelizmente são transferências de receita. Enquanto o presidente da república legisla com medidas provisórias, a maioria das prefeituras legisla com transferência de receita. Por isso eu defendo sempre um orçamento maior do que a capacidade, para não acontecer de ter que fazer projetinho por causa de dois mil reais, 500 reais, isso tem que haver maior autonomia nas secretarias. Eu acho que não pode ser tudo muito centralizado, tem que ter isso sem ter que passar pela câmara, pra isso que vereador ganha pago, para fiscalizar.

PZ: E que projeto seu aprovado foi mais importante?

Arno: A construção da câmara de vereadores. Foi um objetivo de três vereadores, a Rosita Jung, que comprou o terreno, eu que comecei a construção e o Paulo Nicoletto que levantou a construção. A maior conquista de um vereador de Pomerode foi a sede própria da câmara de vereadores. Uma grande obra nos últimos dez anos que foi conquistado para ter independência. Se hoje a câmara não tivesse essa independência não teria essas emendas todas no plano diretor. Na prefeitura o vereador não tinha validade nenhuma, a verdade é essa. O vereador não podia se defender, porque estava dentro da prefeitura. A sede da Câmara existe para ter essa independência. Muitos vereadores batalharam para a câmara existir, e construímos sem pedir um centavo da prefeitura, nenhum centavo.

PZ: Qual é a maior dificuldade na função do vereador?

Arno: Na verdade não existe dificuldade, para vereador querer é poder. O que acontece muitas vezes quando está na oposição como é o meu caso, não somos atendidos pelo prefeito. O prefeito atende primeiro as pessoas do partido dele e o vereador tem dificuldade nisso. Muitas vezes eu consigo as coisas na briga, na força. Principalmente nesses últimos quatro anos o vereador não foi atendido muito bem pelo executivo. Nós tínhamos um chefe de gabinete e ele dava respostas para o vereador, o que dava e o que não dava para ser feito. E o que faltou nesses últimos quatro anos do Prefeito Ércio Kriek foi conversa com os vereadores. Estamos aqui só para ajudar Pomerode e não atrapalhar. Eu tenho dificuldade de conviver com partido, porque o partido ás vezes te obriga a votar contra coisa boa, só porque é de outro partido. E isso eu não faço e por isso muitas vezes eu troquei de partido. E partido não faz nada, quem faz são as pessoas.

PZ: O que você espera da nova administração da Prefeitura?

Arno: O que eu espero são só coisas boas. Eu posso afirmar, não é esperar, eu afirmo que vai ser a maior administração da história do município de Pomerode. Em 4 anos nós vamos fazer mais do que os caras fizeram em 40 anos. Pomerode ano que vem completa 50 anos e nesses 4 anos de administração de Paulo e Gladys a qual eu tenho orgulho de participar, vai ser uma administração parecida a de Juscelino Kubitschek . Porque temos o Deputado Federal João Alberto Pizzolatti que vai trazer dinheiro, o Deputado Estadual Gilmar Knaesel e temos um bom relacionamento com o governo do estado e com o presidente da república. E mais uma vez eu afirmo, vai ser a maior administração da história de Pomerode.

PZ: Recentemente nós fizemos uma enquete com as pessoas na rua e perguntamos, porque a comunidade não comparece as sessões da câmara? Faço a mesma pergunta para você.

Arno: Acho que muitas pessoas não vão à sessão porque para isso elegeram o vereador. Tem pessoas que confiam no vereador e isso nós mostramos na última eleição, reelegendo 4 vereadores. E o Laudir Bussarello, que é primeiro suplente deve assumir alguma coisa na Câmara Municipal de Vereadores. Acho também que as pessoas devem ser atendidas pelo vereador, as pessoas votam no vereador, não votam em assessor jurídico. Ultimamente a câmara tem melhorado o público, por causa de polêmica e outras coisas. A comunidade acreditou em quem votou para defendê-lo e tem confiança na maioria deles.

PZ: O vereador não tem o poder de prometer, pois são legisladores e fiscais, não são executores. Porque então são feitas tantas promessas?

Arno: Promessa o vereador tem que fazer, vereador que não faz promessa não pode ser vereador. Vereador que não prometeu nada, não vai fazer nada também. Agora é claro que tem vereadores que prometem até o mundo, tem coisas que o vereador pode prometer. Pode prometer um requerimento, pode dizer que fará o possível para resolver as questões importantes da cidade e fazer pressão em cima do prefeito. A função do vereador é legislar e fiscalizar, alguns casos tem ficado meio de lado, porque na verdade o vereador é eleito para representar a população. Mas trabalho o vereador tem que prometer.

PZ: Há projetos para pavimentar o centro de Pomerode?

Arno: Sim, fiz requerimento para pavimentar o centro da cidade, Pomerode tem que ser pavimentado tanto o centro quanto o interior. Quando o governo pavimentar a maioria das ruas, não vai mais precisar de patrola e de macadame. E é o interior que vem para o centro, o centro não vai para o interior. Não tem condições de andar assim, até 1989 nós tínhamos o melhor paralelepípedo do Brasil. Hoje nós temos sem dúvida nenhuma o pior paralelepípedo do Brasil, porque não dá para andar em Pomerode. O turista que vem para a nossa cidade deve sair frustrado, a cidade mais alemã do Brasil, limpa, mas pegar o carro para andar aqui é uma vergonha.

PZ: Na sua visão, fazendo uma análise em todos os principais pilares da atuação executiva, Educação, Saúde e Recursos. O que melhorou e o que piorou em nossa cidade?

Arno: O que eu vejo que melhorou foi o SAMAE, melhorou o esporte também. A saúde para mim não melhorou, embora tenha sido gasto mais dinheiro do que antes. A educação de Pomerode não piorou só agora, ela vem piorando nos últimos dez anos. Até 1989 Pomerode era espelho para o Brasil, nós éramos campeões em todas as matérias. Hoje nos estamos festejando um 4º colocado do Brasil. E não concordo, onde já tivemos a melhor educação do Brasil, Pomerode tem que voltar a ser a melhor e nós temos esse potencial. Temos que rever os conceitos da educação, porque a escola é a segunda casa dos estudantes e temos que dar valor á isso. Educação não é só ler e escrever, é muito além disso e esse além está faltando. E na saúde precisamos dar mais atenção ao hospital porque os postos de saúde não dão conta. Queremos que os postos de saúde fiquem abertos até as 22 horas, pelo menos o posto de saúde do centro. Temos que ter médicos de plantão, médicos bons, o atendimento tem que melhorar, por isso precisamos dar atenção maior ao hospital.

Eu quero agradecer ao jornal Pomeroder Zeitung que sempre me acompanhou nesses anos todos. Agradecer quem vota em mim, agradecer meus familiares que eu amo e ao Brizola que me lançou na política com Rudolf Koch.

Nenhum comentário: