quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Entrevista com Fredi Goede

Presidente da ACIP fala sobre a crise

Vemos notícias da crise o tempo todo, mas ainda não sabemos quando ela nos afetará. Por não ter chegado na nossa cidade ficamos despreocupados. Segundo o presidente da ACIP Fredi Zmazek Goede, todos devem se prevenir porque a crise vai chegar a Pomerode em breve. “Já se tem comentários de algumas empresas que já estão diminuindo ou fechando alguns turnos. Acredito que isso vai começar a se agravar ainda mais com o tempo”, define o presidente da ACIP. A crise é um círculo vicioso, as pessoas ficam desempregadas, economizam dinheiro e o comércio aos poucos vai diminuindo. É assim que a crise chega para todo mundo. Entenda um pouco mais, numa entrevista com o presidente da ACIP.

PZ: A crise irá afetar o empresário ou isso só está na imaginação?

FG: Eu acho que vai afetar os empresários assim como vai afetar a população, só não acho que vai como acho que já está sendo afetado. Já se tem comentários de algumas empresas que já estão diminuindo ou fechando alguns turnos. Acredito que isso vai começar a se agravar ainda mais com o tempo.
PZ: Existe alguma prevenção para evitar a crise?

FG: Na verdade a prevenção vem por parte do governo e por enquanto não estamos sentindo nenhum tipo de prevenção. Nos EUA já foi liberado dinheiro para bancos e montadoras de veículos, mas aqui na nossa região não temos nada de concreto ainda.

PZ: As pessoas precisam se preocupar com a crise? Por quê?

FG: Sim, a crise vai chegar na casa de todo mundo, vamos sentir que algumas pessoas vão ficar desempregadas e essas pessoas vão diminuir os seus gastos. Conseqüentemente vai diminuir vendas e produção de empresas, é um círculo, precisamos nos prevenir. Nós não estamos sentindo muito porque está rodando muito dinheiro no nosso mercado em função da liberação do FGTS. Essas pessoas estão fazendo o dinheiro girar e mantendo o mercado ativo. Devemos sentir a crise mais tarde, mas a previsão de quando vai começar infelizmente não tenho.

PZ: Então irá afetar mais o empresário ou o público?

FG: Igual, ambos vão ser afetados. A partir do momento que o empresário sente que as vendas dele caíram, ele irá diminuir a produção e demitir funcionários. A população gasta menos e o comércio diminui as vendas e começa o círculo novamente.

PZ: As noticias da mídia, você acha que são apelativas ou estão realmente mostrando a realidade?

FG: Toda notícia é válida, o que eu julgo é a maneira que a pessoa vai interpretar a notícia, pois temos informações verdadeiras e falsas. Esse é o problema, infelizmente a instrução no Brasil nunca foi dada o valor adequado. Você precisa saber se a fonte que está lendo é realmente segura.
PZ: A queda de empregos pode chegar ao nosso município?

FG: Sim, pode chegar. Mas ainda não temos informações precisas se isso irá acontecer de imediato.

Nenhum comentário: