terça-feira, 24 de março de 2009

Presidente da Câmara concede entrevista



Nascido em Timbó, Reimund Viebrantz (PP) mora em Pomerode a 59 anos.Formado em administração pela FURB, Reimund ocupou cargos públicos como: secretaria de obras, diretoria da SAMAE e consultor técnico do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. Atualmente é vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode. Ingressou na política em 1992 como vereador e neste mesmo ano Reimund foi Presidente da Câmara e teve a oportunidade de instituir a autonomia administrativa e financeira da Câmara Municipal. No ano de 2000 na condição de vice-prefeito assumiu a função de prefeito em razão de decisão judicial, cumprindo o mandato até o final do mesmo ano. “Foi uma experiência complexa em razão dos envolvimentos e desdobramentos políticos ocorridos e devo dizer que é muito difícil assumir o comando de uma gestão em tais circunstâncias”. Na entrevista o vereador resume suas metas de seu mandato e retrata suas experiências na vida política.
PZ: O que levou o senhor a entrar na política?
RV: A vontade de participar de forma mais direta e intensa na consolidação de nosso Município. Em especial na sua projeção futura, de modo alcançar um desenvolvimento integrado, que tenha como prioridade a qualidade de vida da população.
PZ: Como foi a sua experiência como Prefeito de Pomerode?
RV: Foi uma experiência complexa em razão dos envolvimentos e desdobramentos políticos ocorridos e devo dizer que é muito difícil assumir o comando de uma gestão em tais circunstâncias. Isso porque já existia todo um projeto em andamento, foram necessárias revisões e decisões difíceis e que causaram as mais diversas reações, mas que se mostraram indispensáveis. Visto que naquele período entrou em vigor a lei de responsabilidade fiscal. Foi um momento difícil na história de Pomerode, do qual não pude me esquivar e procurei dar o melhor de mim, juntamente com o corpo de servidores da Prefeitura, abraçados com a causa. Pude sanear as finanças e ao final da missão as contas municipais pendentes foram honradas, a folha de pagamento quitada nos prazos e deixando um saldo financeiro de mais de R$ 400 mil para a gestão seguinte. Sofri muitas críticas, porém meu apreço pela comunidade me deu forças para superar todas as dificuldades e pude cumprir este desafio com toda lisura e transparência. Por isso sempre serei grato aos servidores que me apoiaram naquela oportunidade de forma incondicional, e pela compreensão que recebi do Sindicato dos Servidores Municipais. E não posso esquecer o apoio e a compreensão de minha família sempre presente, em especial nos momentos mais difíceis.
PZ: Quais serão os principais pontos de abordagem em seu mandato como vereador?
RV: Uma atuação efetiva na busca das melhores soluções para o desenvolvimento da cidade com a valorização do Poder Legislativo, que tem fundamental importância neste propósito.

PZ: Cite alguns projetos seus já realizados ou em andamento neste mandato?
RV: O maior projeto neste primeiro ano é estabelecer uma linha de entendimento e de atuação conjunta com o Poder Executivo sob a administração do Dr. Paulo Mauricio Pizzolatti. Respeitada a autonomia e independência de cada Poder e aproximar o Poder Legislativo da população, pois a Câmara de Vereadores é a Casa do Povo.

PZ: Tem alguma obra na cidade que tenha sido de sua autoria?
RV: Aqui cabe um esclarecimento. A Câmara Municipal tem como finalidade constitucional legislar, ou seja, elaborar, discutir e deliberar sobre os projetos de lei de sua autoria, ou do Executivo. Estabelecer as obras a serem realizadas e definir suas prioridades, compete unicamente ao Poder Executivo, que tem a função de administrar a satisfação das necessidades e interesses da comunidade. Cabe ao vereador tão somente, neste aspecto, sugerir determinadas obras.

PZ: De que forma você pode aplicar a sua experiência trazida da Alemanha e de quando foi prefeito de Pomerode?
RV: Todas as atividades que se exercem ao longo da vida, sempre nos acrescentam maiores conhecimentos e vivência, nos permitindo racionalizar e aprimorar novas idéias e projetos, evitando que se repitam erros ou equívocos. Com esta visão e com os conhecimentos adquiridos, posso oferecer uma contribuição mais efetiva em favor dos projetos que buscam assegurar o desenvolvimento da cidade.

PZ: Qual avaliação que o Senhor faz do plano de governo do prefeito Paulo Pizzolatti?
RV: Faço uma avaliação muito positiva e otimista, pois ele vem marcado pela renovação de idéias e de projetos urbanísticos e de infraestrutura, além do aprimoramento do sistema de saúde e da educação, nos quais Pomerode já é destaque. Estou convicto de que é um plano realista e por isso sua execução acontecerá nos prazos previstos, trazendo grandes benefícios para a cidade e a população.
PZ: O que é preciso fazer para que a população se interesse mais pela política? Pois ainda há poucas pessoas participando das sessões.
RV: Em minha opinião é preciso que a grande maioria da classe política, em especial no âmbito federal e estadual, sejam mais éticos e comprometidos com as grandes causas públicas. O povo não suporta mais escândalos e notícias que envolvem corrupção. Penso que em nossa cidade está havendo uma participação expressiva nas sessões da Câmara e mesmo na política, o que se pode comprovar pela participação dos eleitores nas eleições locais. Atualmente existem diversas entidades no município que atuam em colaboração com o Poder Público, que tem sido bastante prestigiada, o que demonstra o interesse da população. De nossa parte, temos estimulado a participação da população nas sessões, tanto que inclusive estamos antecipando o início das sessões para as 18:00 horas.

PZ: Quais são as suas expectativas no decorrer de seu mandato?
RV: Só temos uma, porém significativa e expectativa: contribuir sem medir esforços para que o Poder Legislativo cumpra suas finalidades, tanto nas funções próprias quanto na participação para viabilizar os bons projetos do Executivo Municipal. E assim assegurar o desenvolvimento equilibrado e seguro de nossa querida Pomerode.

PZ: Qual será o diferencial do trabalho do senhor na Câmara?
RV: Manter uma constante sintonia com a população para identificar e buscar as melhores soluções para os grandes problemas e desafios comunitários, não só a nível local, mas em todas as esferas em que minha atuação se faça necessária.

PZ: Deixe suas considerações finais.
RV: Quero apenas renovar e ratificar os compromissos assumidos durante a campanha e dizer que estou inteiramente dedicado ás funções legislativas. Não tenho outra atividade, sou apenas vereador e isso me deixa muito satisfeito, pois posso me dedicar integralmente à causa pública. Tenho pela nossa cidade, como também meus pais e antepassados o foram, um grande amor e respeito e essa é a força que me move. Quero contribuir para que as gerações futuras também tenham em Pomerode uma cidade progressista, segura e feliz.

Nenhum comentário: